telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

Trate de si - é hora do check-up!

Para começar 2019 com o pé direito, proteja a sua saúde, fazendo exames.

leventince

Todos gostam de fazer bons planos para o ano novo, certo? E quase sempre estão relacionados com amor, família e dinheiro. E a saúde? Geralmente fica em último lugar na lista de prioridades. O ginecologista Jorge Souer afirma que esse ponto deveria ser o principal item das resoluções de Ano Novo. “Um bom check-up ajuda a evitar doenças e aumenta a qualidade de vida”, garante. Aproveite o entusiasmo da renovação para agendar, a cada dois meses, uma visitinha a um especialista.

Os adultos também tomam vacinas
Se acha que levar uma picada no braço é coisa de criança, está enganada. Afinal, os surtos de sarampo, por exemplo, têm afetado os adultos. Conheça algumas vacinas importantes e mantenha o seu boletim em dia.


• Doenças de criança
Sarampo, papeira, varicela e rubéola estão abrangidas pelas vacinas obrigatórias para as crianças mas também afetam os adultos. Informe-se no centro de saúde mais próximo.

• Tétano
É tomada aos 10, 25, 45 e 65 anos. Após os 65 anos, os intervalos entre tomas ficam nos 10 anos.

• Hepatite A
Pode provocar infeção no fígado. Como a imunização não faz parte do programa
nacional de vacinação, tem de se pagar por ela para ficar imunizado.

• Hepatite B
As crianças recebem esta vacina gratuitamente. A doença é transmitida por contacto sexual e pode evoluir para cirrose ou cancro do fígado. Nos adultos, a vacina é paga e tem de ser tomada em três doses. Informe-se num centro de saúde.

CALENDÁRIO DA SAÚDE:

1 - Dentes sem cáries - 21 de janeiro
Leve toda a família a dar uma olhadela nos dentes. Nesta visita, o dentista
vai avaliar a higiene e a condição das restaurações, ver se há cáries e fazer os tratamentos necessários. Regresse a meio do ano.


2 - Olhos nos olhos - 11 de março
Ir ao oftalmologista é importante para verificar o fundo do olho e a tensão ocular, o que previne cataratas e glaucoma. Se você ou os seus filhos usam óculos, uma consulta anual é ainda mais necessária.


3 - Coisas de mulher - 6 de maio
Uma vez por ano é essencial ir ao ginecologista. O médico deve pedir o exame do Papanicolau, que deteta o cancro do colo do útero. A partir dos 35 anos, exames como a ecografia transvaginal e a mamografia também são requisitados.

4 - Pequenos saudáveis - 29 de julho
Durante o primeiro ano de vida, é normal levar as crianças mensalmente ao pediatra. Depois, as visitas ficam mais espaçadas. Até aos 5 anos, a consulta deve repetir-se a cada seis meses. O especialista avalia os índices de crescimento e pede exames de urina e fezes para garantir que está tudo bem com os miúdos.


5 - De bem com o coração - 9 de setembro
Quem tem mais de 40 anos deve procurar um cardiologista. Ele vai analisar os níveis de colesterol e triglicéridos. Também costuma pedir eletrocardiograma e ecocardiograma
de esforço, que mostram como está o seu coração.


6 - Ossos resistentes - 18 de novembro
A partir dos 45 anos, as mulheres precisam de fazer um exame de densidade óssea. É importante para manter o fantasma da osteoporose longe. Neste exame, os raios X mapeiam a bacia e coluna para diagnosticar a perda de massa óssea. Pode ser pedido
por um ginecologista.