telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Saúde

É possível evitar a calvície?

O dr. Jorge Barroso Dias responde!

ozgurdonmaz

Apesar de ter apenas 34 anos, tenho perdido muitos cabelos ultimamente. Não queria ficar careca. Há alguma coisa que possa fazer para contrariar isto? José, Leiria
Todos perdemos cerca de 80 cabelos por dia sem que isso represente qualquer doença. E certas pessoas podem perder mais em certas alturas do ano (principalmente no outono). No entanto, tal pode ter outras causas: distúrbios emocionais, alimentação incorreta, estados de ansiedade intensa, higiene pessoal deficiente, etc.
Seria útil que o seu médico avaliasse se se trata de perda de cabelo ou de verdadeira calvície (alopecia). Caso seja necessário, ele poderá prescrever-lhe tratamento adequado.
No caso da calvície dos homens, um tratamento cada vez mais frequente é o dos autotransplantes de cabelo, que consiste em retirar uma pequena “rodelinha” de couro cabeludo da nuca e colocá-lo onde faz falta.
Proteja o seu cabelo das agressões que podem danificá-lo: lavagens frequentes ou com água demasiado quente, secador, produtos de beleza (pinturas, gel, espuma), etc.