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Acabe com as varizes com os alimentos certos

Laranja, mirtilo e alho são boas opções para a má circulação.

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Causadas por fatores genéticos, má circulação, excesso de peso ou sedentarismo, as varizes estão presentes na vida de boa parte das pessoas, tanto homens como mulheres, podendo causar dor e desencadear doenças circulatórias. O incómodo e os riscos são tão grandes que os doentes procuram inúmeras formas de acabar com eles: compram cremes e pomadas, meias especiais, até mesmo cirurgia, quando, na verdade, a prevenção pode estar em bons hábitos alimentares. De acordo com o angiologista e cirurgião vascular dr. Ricardo Tebaldi, a alimentação tem grande influência na prevenção da doença. “Nutrientes encontrados em certos alimentos melhoram a circulação – uma das principais causas do surgimento das veias dilatadas”, afirma.

Entenda o que são varizes
São veias dilatadas, tortuosas e de calibre aumentado, que podem aparecer em diversas regiões do corpo. O mais comum é surgirem nos membros inferiores. Consideradas por muitos apenas um problema estético, na verdade, elas indicam
que algo não está bem na circulação do sangue.

Fatores de risco que são imutáveis

Predisposição genética: pessoas com histórico familiar da doença devem preocupar--se com a prevenção dos problemas circulatórios e adotar medidas que ajudem
a retardar o processo.

Idade: à medida que as pessoas envelhecem, as veias vão perdendo a elasticidade e o sistema de válvulas enfraquece – o que dificulta o retorno
do sangue venoso para o coração
e pulmões e favorece o aparecimento das deformações características das varizes.

Sexo: as mulheres estão mais sujeitas a desenvolver varizes. Alterações hormonais na gravidez, menstruação
e menopausa, tal como o uso da pílula e a reposição hormonal são fatores de risco, porque as hormonas femininas agem sobre a parede dos vasos, diminuem a sua resistência e comprometem as válvulas que regulam a passagem do sangue.
Sedentarismo: praticar exercício estimula o sistema circulatório e facilita o retorno do sangue para o coração.

Fatores de risco que pode mudar

Imobilidade: quando, por exigência profissional ou em viagens longas, por exemplo, a pessoa é obrigada a permanecer sentada ou em pé por muito tempo, na mesma posição, qualquer exercício que facilite a contração e relaxamento da barriga da perna ajuda a bombear o sangue de volta para o coração. Caminhar alguns passos para estimular a musculatura dos gémeos ajuda. Meias elásticas que possuam a compressão adequada também favorecem o bombeamento do sangue.

Tabagismo: as substâncias do cigarro deixam o sangue mais viscoso – o que dificulta a circulação e favorece a sua acumulação nas veias das pernas.

Obesidade: excesso de peso, tensão alta e diabetes representam uma sobrecarga para o sistema circulatório e aumentam o risco de desenvolver varizes. Alimentação equilibrada e a prática de exercício físico
são medidas fundamentais para diminuir esse risco.

Saltos altos: é um tema controverso. Alguns especialistas garantem que não oferecem grandes riscos. O facto é que o uso rotineiro de saltos muito altos e finos pode manter a musculatura da perna contraída por muito tempo, o que torna mais difícil o retorno do sangue venoso e permite que parte dele fique retido nas veias das pernas e dos pés.

Saiba que...
Massajar o corpo, especialmente as pernas, pode ser benéfico para impedir as varizes, já que isso melhora a circulação. Praticar exercício físico e evitar roupas apertadas também ajuda.

Alimentos amigos da CIRCULAÇÃO
Abacaxi: pessoas que têm varizes apresentam dificuldades em assimilar uma proteína chamada fibrina, que acaba por ser depositada em redor dos vasos. A bromelaína presente no abacaxi tem capacidade de partir essa proteína, diminuindo assim o seu depósito.

Amoras, cajus, damasco, morango e pêssego: ricos em vitamina C e flavonoides, fortalecem os vasos sanguíneos.

Água: essencial para o bom funcionamento do organismo, principalmente no que se refere à circulação.

Amendoins: repletos de vitamina B3, eles ajudam na vasodilatação sanguínea, melhorando a circulação. Mas consuma-os com moderação, pois são calóricos.

Cebola e maçã: possuem compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, ajudando na manutenção da saúde dos vasos sanguíneos.

Gérmen de trigo: fonte de tiamina (vitamina B1), melhora a circulação.

Óleos vegetais (óleo de milho, girassol e azeite): fontes de gordura poli-
-insaturada, melhoram a integridade dos vasos sanguíneos e diminuem a viscosidade do sangue.

Peixes ricos em ómega 3, como o salmão, também são eficazes, pois evitam a formação de gordura e aumentam a fluidez sanguínea.

Sumo de uva: os flavonoides, ácidos fenólicos e o resveratrol encontrados nas sementes e cascas das uvas têm ação antioxidante, diminuindo as hipóteses de obstrução nos vasos sanguíneos. Mas não exagere: beba de 1 a 2 copos de 200 ml por dia.

Procure ajuda nas ervas!
Centelha asiática: folha já bastante utilizada na estética para o tratamento da celulite, é rica em flavonoides – substância anti-inflamatória que melhora a circulação dos membros inferiores. Pode ser usada na forma de chá, tintura ou em pó (entre 200 ml e 400 ml por dia).

Cavalinha: planta com função diurética, diminui o inchaço e melhora a circulação nas pernas. Pode ser usada na forma de chá, tintura ou extrato seco (em pó, entre 300 ml e 500 ml por dia).

Suplementos alimentares
Os alimentos são as melhores fontes de nutrientes que o organismo pode receber. Mas, caso haja necessidade de suplementação, consulte um nutricionista. Sugestão de suplemento: azeite e óleo de alho.