telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Sexo

Consultório sexual. Como controlar os meus ciúmes?

O dr. Quintino Aires responde!

TeleNovelas

iStock

Não consigo controlar os meus ciúmes. Até sei que na maioria das vezes não tenho motivos para tal, mas não suporto ver o meu namorado falar com raparigas e acabo sempre por fazer uma cena. Ele não percebe que o faço porque o amo demasiado e fica zangado comigo. Ajude-me.
Sandra, por e-mail

Pois, ele não percebe quando lhe diz que o ama demasiado e, na verdade, eu também não... Nem sei o que é isso de amar demasiado. Ou se ama ou não se ama, não se ama de mais ou de menos. Parece-me que o seu sentimento por ele é mais de possessão do que verdadeiramente de amor. E um dia, com certeza, ele vai cansar-se desse seu controlo excessivo e terminar a vossa relação. Claro que quem ama não quer partilhar o seu amor com outras pessoas. Até aí, muito bem. Mas se nem suporta que ele converse simplesmente com uma rapariga qualquer, não me parece que o seu sentimento por ele possa ser chamado amor.
Pense bem no seu comportamento, avalie se realmente é assim que se quer comportar. Se tentar mudar e não conseguir, procure um psicólogo clínico com treino em psicoterapia. Tenho a certeza de que, no final, ficará feliz com a mudança.