telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

iStock

Sexo

Consultório sexual: Já não suporto o meu marido. O que faço?

O dr. Quintino Aires responde!

TeleNovelas

Estou casada há 17 anos e tenho dois filhos. O dinheiro abunda, mas não sou feliz. Nunca fui apaixonada pelo meu marido, mas agora já nem suporto que me toque. Estou sempre a evitá-lo e às vezes até me sinto mal porque ele não merece. O que acha que posso fazer?
Isabel, Cascais


Realmente, a sua expressão “ele não merece” é muito importante. E, na verdade, quase poderíamos dizer que ninguém merece estar num casamento ou numa relação amorosa com outra pessoa que não gosta. Pior ainda: que nem suporta.
Como rapidamente se compreenderá, continuar uma união desta forma leva à redução da autoestima, à angústia, ao sofrimento e, muitas vezes, até a reações menos saudáveis, sem que o próprio tenha qualquer responsabilidade na origem de tudo isto. Se está consciente do que sente, reflita e ganhe coragem para falar com ele. Se for honesta e o fizer de forma a evitar que ele sofra gratuitamente, tenho quase a certeza de que poderão encontrar uma solução para a vossa separação. Com o mínimo de sofrimento e o mínimo de perdas. Como se costuma dizer, é a falar, e de forma honesta, que as pessoas se entendem. O que de facto não é justo é o seu marido viver com quem não o ama.