telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Sexo

Quantas calorias gastamos durante o sexo?

Se o tempo anda curto para ir ao ginásio ou precisa de perder peso depois das festas, saiba que há outras atividades bem agradáveis que podem ajudá-la a queimar calorias.

Jacob Wackerhausen

Qualquer exercício proporciona um determinado gasto de energia para ser executado e com o sexo não é diferente. Mas sabe ao certo quantas calorias perde no ato? Nós explicamos-lhe. Verá que, no final, ficará convencida e usará esta “técnica” para modelar o corpo e ganhar energia. Vamos fazer contas... Para calcular o gasto de energia na realização de uma atividade física, podemos recorrer à famosa medida MET (Equivalente Metabólico da Tarefa). 1 MET (3,5 ml/kg/minuto) é a unidade com a qual medimos o consumo de oxigénio em repouso, que será tanto maior consoante a energia gasta durante o exercício.
Por exemplo, andar a um ritmo cadenciado de 3 km por hora é equivalente a 2 MET; já lavar a louça (a sério!) corresponde a 2,3 MET; uma corrida de 10 quilómetros implica 10 MET... e aí por diante. O gasto calórico durante o sexo também pode ser calculado muito facilmente usando esta medida, embora existam variações consoante a performance da pessoa durante a atividade: lembre-se que, se se mexer muito, perde mais do que se tiver uma postura mais estática. Desta forma, o simples gesto de abraçar e beijar o seu mais-que-tudo corresponde a 1,3 MET. Apesar disso, esta é uma atitude considerada bastante passiva. Já num indivíduo ativo, o MET pode variar de 1,8 a 2,8.

Aposte no “treino intervalado”
Passando para o sexo, afinal, quanta energia gastamos durante o ato? Damos-lhe um exemplo prático para ser mais fácil. Imagine que um casal está a ter relações sexuais. Ele tem 75 kg e ela pesa 60 kg. Dedicam cerca de 15 minutos aos preliminares – durante os quais se abraçam e beijam muiiitoooo – e após este tempo dedicam aproximadamente 45 minutos ao sexo. Durante o ato, combinam posturas e atitudes mais ativas com outras mais estáticas, o que, por sua vez, aumenta e diminui a intensidade da prática sexual, o tão em voga “treino intervalado”. Vejamos quantas calorias gastaram:

A mulher queimou no total 128,4 kcal
Nos primeiros 15 minutos: 1,3 MET
= 1,36 kcal/minuto = 20,4 kcal consumidas
Nos 45 minutos seguintes: 2,3 MET
= 2,4 kcal/minuto = 108 kcal consumidas

O homem queimou no total 153,5 kcal
Nos primeiros 15 minutos: 1,3 MET
= 1,70 kcal/minuto = 25,5 kcal consumidas
Nos 45 minutos seguintes: 2,3 MET
= 2,84 kcal/minuto = 128 kcal consumidas

A reter...
Ter relações sexuais durante uma hora não vai consumir muito mais energia do que uma caminhada pelo mesmo período de tempo, mas uma coisa é certa... é bem mais divertido! Ah, e se colocar em prática todas as posições do inspirador “Kama Sutra”, vai com certeza queimar muitas calorias.