telenovelas

em parceria com a Activa

Perfil

Lifestyle

Prepare o Natal mais cedo com estas dicas!

O tempo passa a correr e quando der por isso é noite de Natal. Comece os preparativos com calma para que nada falte na Consoada.

ASIFE

Se é daquelas pessoas que adora oferecer o presente ideal, então o melhor é tratar do assunto antes que as lojas comecem a ficar tão movimentadas que seja quase impossível encontrar alguma coisa. Faça uma lista (estas são essenciais nestas coisas) de todas as pessoas a quem quer oferecer um presente e quanto pretende gastar com cada uma.
Depois, calmamente, pense naquele que será o presente certo. Para se inspirar, pode, por exemplo, consultar catálogos das lojas ou aproveitar uma hora de almoço para visitar alguma zona comercial perto de casa ou do trabalho. De certeza que, para além de encontrar o presente ideal, vai também poupar alguns euros que gastaria caso fizesse as compras nos últimos dias.
Depois disto e com as ideias assentes e a estratégia delineada... parta para as compras, com a segurança e tranquilidade de quem já sabe muito bem aquilo que quer. No dia C (de compras), simplifique ao máximo a jornada.

Assim, encontrar o presente certo...até é BEM fácil!
• O ideal seria comprar as prendas no mesmo sítio e, de preferência, perto de casa. Mas se vai de carro, já sabe que quanto mais perto ficar da zona comercial para onde se dirige, mais probabilidades tem de ficar parada em filas intermináveis. Por isso, a solução é fácil: estacione o carro mais longe. Um pequeno passeio a pé nunca fez mal a ninguém e até relaxa.
• Apesar das noites já estarem mais frias, não leve um casaco pesado, em especial se for para um centro comercial. O mais certo é ter de andar com ele na mão e ser um estorvo para si. Roupas e sapatos devem ser confortáveis.
• Aos fins de semana, comece o dia cedo. Ultrapasse aqueles que, por mais que tentem, nunca conseguem estar prontos antes do almoço.
• Pergunte às pessoas (aos familiares, se possível) o que querem de presente. Evitará imensas preocupações.
• Última dica mas não menos importante: seja paciente! Respire fundo e evite stresse desnecessário.
Decoração original
Fazer a árvore de Natal e decorar o resto da casa com os motivos natalícios são das tarefas mais simpáticas da quadra. Os mais pequenos adoram e os graúdos também não se fazem rogados. Normalmente, a data para iniciar as decorações difere de família para família, o mais comum é começar a decoração a partir do dia 1 de dezembro. O primeiro passo é comprar a árvore, se ainda não a tem. Opte, está claro, por uma sintética e hoje em dia há de variadíssimas cores, desde a clássica árvore de Natal verde, passando pelas brancas, azuis, vermelhas ou até pretas. Escolha aquela que melhor se adequa ao espírito da sua família e à sua carteira. Os enfeites seguem a mesma linha: a oferta é enorme e tudo passa por uma questão de gosto. Mas não se esqueça de incluir nela os objetos que os seus filhos habitualmente fazem na escola. Eles ficarão orgulhosos de vê-los expostos na árvore e até se pode inspirar nesses trabalhos para escolher o resto da decoração. Nesta linha, não se esqueça da decoração da mesa para as refeições da véspera e do Dia de Natal. Verifique se está tudo em condições desde o ano passado.
Escolha a ementa certa
Este ano quer peru na ceia de Natal? Então o melhor é começar já a consultar revistas e livros de receitas para escolher o seu menu. O melhor seria experimentar antes qualquer nova receita: salgado ou doce, para que não lhe falte nenhum ingrediente
na hora de preparar. Se gosta de simplificar as coisas, prefira os pratos que já sabe fazer.
Envie um cartão de Boas-Festas
A ideia está já a cair em desuso mas oferecer cartões de boas-festas pode ser uma alternativa simpática para quem está longe e já não vemos há algum tempo. Se assim é, está a chegar a hora certa para enviar as mensagens, sem pressas
e com a garantia que chega antes do Natal. Compre já os cartões que necessita e não se esqueça dos selos, para depois não ter de enfiar-se numa estação dos correios, com as filas que, já se sabe, estarão à sua espera nessa altura. Pode também fazer os seus próprios cartões com cartolinas coloridas
e ajuda dos seus filhos.
Não se esqueça de si!
O Natal é uma quadra sobretudo de dar aos outros, mas nem por isso nos podemos esquecer de nós. Para os dias especiais que estão aí a chegar, compre um presente para si ou pense na roupa que vai usar. Mesmo que fique em casa, vista-se melhor do que faz todos os dias, ainda que sem cerimónias. Afinal também merece!